O Início do Ministério Diaconal


Como iniciou o diaconato na igreja primitiva? 


 OS SETES DIÁCONOS DA IGREJA PRIMITVA


“Mas, irmãos escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agrado a toda a comunidade; e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos” (Atos 6.3-6 ARC).

Por causa das divergências das viúvas e famílias israelitas entre as famílias e viúvas convertidas ao cristianismo, houve a necessidade de encontrar e separar homens para que possam auxiliar os apóstolos para que estes foquem apenas na evangelização e oração. A palavra diácono (gr. diakonos) vem do grego e significa servir ou ao que serve, portanto esses homens foram chamados para servir aos apóstolos e a comunidade cristã que estava se iniciando. 

Devemos observar que nesse caso específico cabia à congregação o privilégio da seleção, embora os escolhidos devessem ser aprovados e consagrados pelos apóstolos. A escolha pelo número de sete diáconos talvez seja pelo fato de ser o número dos dons espirituais descritos no livro do profeta Isaías 11.2. Eles tinham que ser de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria.

Ø  Boa reputação: Isso tanto no aspecto positivo como no negativo. Não deveriam ter-se envolvido em qualquer escândalo que lançasse qualquer reflexo adverso sobre sua moralidade ou honestidade. Deveriam ser conhecidos como homens de interesses humanitários, que promovessem o seu ofício e apresentassem soluções equitativas aos muitíssimos problemas, a palavra reputação nos dá a entender de que que eram indivíduos testados e/ou que dão testemunhos entre todos na comunidade;

Ø  Cheios do Espírito Santo: Os diáconos previsivelmente deveriam ter participado do pentecostes tanto quanto os apóstolos tendo em vista de que Cristo havia prometido o paracleto¹ ou Espírito Consolador, certamente os dons espirituais deveriam também ser outra evidência entre eles, pois a Igreja primitiva estava acostumada com esses prodígios não somente pelos apóstolos mas por outros líderes da segunda linha eclesiástica como podemos observar em Atos 6.8;

Ø  Cheios de sabedoria: Obviamente essa qualidade era resultado direto do poder habitador do Espírito Santo, uma qualidade terrena e celestial. Eles seriam responsáveis por rejeitar as murmurações e como cuidado delas, sabendo também cuidar dos que eram dados à fraude, calúnia e traição por palavras, todos os problemas cotidianos da congregação teriam de ser resolvido por eles, logo precisariam ser sábios para não ofender os hebreus assim como os gentios convertidos.

E quem foram os escolhidos e consagrados para tal obra? Foram eles Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau (prosélito² de Antioquia).


Pouco se sabe quais foram as obras e ministério de todos os sete diáconos dos Atos 6.5, o que sabemos é o que está contido nos textos bíblicos e tradições da igreja primitiva que foram passadas oralmente até chegar nos Pais da Igreja no qual deram registros. Abaixo algumas das obras e ministérios que encontramos:

Ø  Estevão: do grego stephanos que significa coroa; diferentemente dos outros seis diáconos que são apresentados apenas nome e origem, Estevão é apresentado como um homem de Fé e cheio do Espírito Santo; na comunidade de Jerusalém ocupa um cargo especial por causa de seus milagres e pregações; causou um furor da comunidade judaica, pois além de pregar o cristianismo, o fazia sem mencionar as leis e ritos judaicos; foi apedrejado à morte após ser julgado pelo Sinédrio; o apóstolo Paulo, ainda conhecido como Saulo e antes de sua conversão assistiu ao apedrejamento (Atos 7.60; 22.20);

Ø  Filipe: do grego philippos que significa amante de cavalos; cristão de Jerusalém também foi chamado de Evangelista (Atos 21.8); pregou com sucesso em Samaria onde conquistou para o cristianismo, entre muitos, Simão (Atos 8.5-13) e o etíope (Atos 8.26-26) que era camareiro da rainha da Etiópia, encontrou-se com Paulo o recebendo (Atos 21.8); tinha quatro filhas solteiras que eram profetizas (Atos 21.9); foi protagonista de uma milagre ao ser arrebatado de uma região para outra (Atos 8.39-40);

Ø  Prócoros: do grego prochoros que significa mestre de coro; não há muito do que falar sobre Prócoros a não ser o que condiz em Atos 6.5; há um apócrifo com o nome de Atos de João que tem a sua autoria mas estudos mostram que Prócoros o diácono nada tem a ver com esse apócrifo e possivelmente deram autoria a ele para ter alguma legitimidade; há também uma tradição de que o Apóstolo Pedro o ungiu como bispo de Nicomédia no qual também não há provas;

Ø  Nicanor: do grego nikanor que significa homem vitorioso; também não há muito o que falar de Nicanor. a não ser uma tradição de que ele foi martirizado na mesma ocasião de que Estevão foi apedrejado;

Ø  Timão: do grego timon que significa precioso e/ou honroso; apesar de seu nome ser grego, há a possibilidade de ele ter sido judeu por nascimento visto que somente Nicolau, outro dos sete, foi referido como prosélito; também não há relatos sobre suas obras a não ser o que está contido em Atos 6.5;

Ø  Pármenas: do grego parmenas que significa constante; não há mais relatos bíblicos sobre as obras de Pármenas apesar disso não faltam tradições sobre ele, uma das mais difundidas é de que ele foi martírio no tempo do imperador Trajano, em Filippos, entre 99 e 117 A.D; há ainda a tradição de que tenha sido bispo de Soli; 

Ø  Nicolau: do grego nikolaos que significa vencedor do povo; como convertido é certo dizer que primeiro ele se converteu ao judaísmo e logo depois ao cristianismo; fundador da seita dos nicolaítas² encontrada em Éfeso e Pérgamo, é fato de que deixou seus princípios como diácono quando se achou que já poderia ser bispo por si só por ter sido a primeira pessoa a alcançar projeção na Igreja  cristã primitiva a não pertencer da descendência de Abraão; assim como os doze apóstolos teve um apóstata, entre os sete primeiros diáconos também teve seu apóstata; ensinou heresias entre outras doutrinas contrárias ao cristianismo e os que o seguiam foram chamados de nicolaítas³.

¹ Paracleto: No Evangelho de João é apresentado um grupo de declarações concernentes ao prometido “paracletos” que significa enviado, consolador (João 14.15-17; 15.26-27; 16.5-11, 25-26).

²Próselito:

³ Nicolaítas:” Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço”; no grego, significa dominadores do povo; pregavam a imoralidade sexual como a troca de esposas e abuso das carnes; assim como Apocalipse 2.14-20 é combatida as más obras, que nesse caso eram ações pervertidas e imorais.





Comentários

  1. Maravilha este tema e descrição Bíblica do Ministério Diagonal...
    Meu Avô Chamava Nicolau e meu Pai é Nicanor...ambos Separados para o Diáconato...
    Abraços Deus abençoe

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