O Início do Ministério Diaconal
OS SETES DIÁCONOS DA IGREJA PRIMITVA
“Mas, irmãos escolhei dentre vós
sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e
de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos
consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agrado a toda a
comunidade; e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe,
Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos” (Atos 6.3-6 ARC).
Por causa das
divergências das viúvas e famílias israelitas entre as famílias e viúvas
convertidas ao cristianismo, houve a necessidade de encontrar e separar homens
para que possam auxiliar os apóstolos para que estes foquem apenas na
evangelização e oração. A palavra diácono (gr. diakonos) vem do
grego e significa servir ou ao que serve, portanto esses homens foram
chamados para servir aos apóstolos e a comunidade cristã que estava se
iniciando.
Devemos observar que nesse caso específico cabia à congregação o
privilégio da seleção, embora os escolhidos devessem ser aprovados e consagrados
pelos apóstolos. A escolha pelo número de sete diáconos talvez seja pelo fato
de ser o número dos dons espirituais descritos no livro do profeta Isaías 11.2.
Eles tinham que ser de boa reputação,
cheios do Espírito Santo e de sabedoria.
Ø Boa
reputação: Isso tanto no aspecto positivo como no negativo. Não deveriam ter-se
envolvido em qualquer escândalo que lançasse qualquer reflexo adverso sobre sua
moralidade ou honestidade. Deveriam ser conhecidos como homens de interesses
humanitários, que promovessem o seu ofício e apresentassem soluções equitativas
aos muitíssimos problemas, a palavra reputação nos dá a entender de que que
eram indivíduos testados e/ou que dão testemunhos entre todos na comunidade;
Ø Cheios
do Espírito Santo: Os diáconos previsivelmente deveriam ter participado do
pentecostes tanto quanto os apóstolos tendo em vista de que Cristo havia
prometido o paracleto¹ ou Espírito
Consolador, certamente os dons espirituais deveriam também ser outra evidência
entre eles, pois a Igreja primitiva estava acostumada com esses prodígios não
somente pelos apóstolos mas por outros líderes da segunda linha eclesiástica
como podemos observar em Atos 6.8;
Ø Cheios
de sabedoria: Obviamente essa qualidade era resultado direto do poder habitador
do Espírito Santo, uma qualidade terrena e celestial. Eles seriam responsáveis
por rejeitar as murmurações e como cuidado delas, sabendo também cuidar dos que
eram dados à fraude, calúnia e traição por palavras, todos os problemas
cotidianos da congregação teriam de ser resolvido por eles, logo precisariam
ser sábios para não ofender os hebreus assim como os gentios convertidos.
E quem foram
os escolhidos e consagrados para tal obra? Foram eles Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor,
Timão, Pármenas e Nicolau (prosélito² de Antioquia).
Pouco se sabe
quais foram as obras e ministério de todos os sete diáconos dos Atos 6.5, o que
sabemos é o que está contido nos textos bíblicos e tradições da igreja
primitiva que foram passadas oralmente até chegar nos Pais da Igreja no qual
deram registros. Abaixo algumas das obras e ministérios que encontramos:
Ø Estevão:
do grego stephanos que significa coroa;
diferentemente dos outros seis diáconos que são apresentados apenas nome e
origem, Estevão é apresentado como um homem de Fé e cheio do Espírito Santo; na
comunidade de Jerusalém ocupa um cargo especial por causa de seus milagres e
pregações; causou um furor da comunidade judaica, pois além de pregar o
cristianismo, o fazia sem mencionar as leis e ritos judaicos; foi apedrejado à
morte após ser julgado pelo Sinédrio; o apóstolo Paulo, ainda conhecido como
Saulo e antes de sua conversão assistiu ao apedrejamento (Atos 7.60; 22.20);
Ø Filipe:
do grego philippos que significa amante
de cavalos; cristão de Jerusalém também foi chamado de Evangelista (Atos
21.8); pregou com sucesso em Samaria onde conquistou para o cristianismo, entre
muitos, Simão (Atos 8.5-13) e o etíope (Atos 8.26-26) que era camareiro da
rainha da Etiópia, encontrou-se com Paulo o recebendo (Atos 21.8); tinha quatro
filhas solteiras que eram profetizas (Atos 21.9); foi protagonista de uma
milagre ao ser arrebatado de uma região para outra (Atos 8.39-40);
Ø Prócoros:
do grego prochoros que significa mestre
de coro; não há muito do que falar sobre Prócoros a não ser o que condiz em Atos
6.5; há um apócrifo com o nome de Atos de João que tem a sua autoria mas
estudos mostram que Prócoros o diácono nada tem a ver com esse apócrifo e
possivelmente deram autoria a ele para ter alguma legitimidade; há também uma
tradição de que o Apóstolo Pedro o ungiu como bispo de Nicomédia no qual também
não há provas;
Ø Nicanor:
do grego nikanor que significa homem
vitorioso; também não há muito o que falar de Nicanor. a não ser uma tradição de
que ele foi martirizado na mesma ocasião de que Estevão foi apedrejado;
Ø Timão:
do grego timon que significa precioso
e/ou honroso; apesar de seu nome ser
grego, há a possibilidade de ele ter sido judeu por nascimento visto que
somente Nicolau, outro dos sete, foi referido como prosélito; também não há relatos sobre suas obras a não ser o que
está contido em Atos 6.5;
Ø Pármenas:
do grego parmenas que significa constante;
não há mais relatos bíblicos sobre as obras de Pármenas apesar disso não faltam
tradições sobre ele, uma das mais difundidas é de que ele foi martírio no tempo
do imperador Trajano, em Filippos, entre 99 e 117 A.D; há ainda a tradição de
que tenha sido bispo de Soli;
Ø Nicolau:
do grego nikolaos que significa vencedor
do povo; como convertido é certo dizer que primeiro ele se converteu ao
judaísmo e logo depois ao cristianismo; fundador da seita dos nicolaítas² encontrada em Éfeso e Pérgamo, é fato de que deixou seus princípios como
diácono quando se achou que já poderia ser bispo por si só por ter sido a
primeira pessoa a alcançar projeção na Igreja
cristã primitiva a não pertencer da descendência de Abraão; assim como
os doze apóstolos teve um apóstata, entre os sete primeiros diáconos também
teve seu apóstata; ensinou heresias entre outras doutrinas contrárias ao
cristianismo e os que o seguiam foram chamados de nicolaítas³.
¹ Paracleto: No Evangelho de João é apresentado um grupo de declarações concernentes ao prometido “paracletos” que significa enviado, consolador (João 14.15-17; 15.26-27; 16.5-11, 25-26).
²Próselito:
³ Nicolaítas:”
Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também
aborreço”; no grego, significa dominadores
do povo; pregavam a imoralidade sexual como a troca de esposas e abuso das
carnes; assim como Apocalipse 2.14-20 é combatida as más obras, que nesse caso
eram ações pervertidas e imorais.
Maravilha este tema e descrição Bíblica do Ministério Diagonal...
ResponderExcluirMeu Avô Chamava Nicolau e meu Pai é Nicanor...ambos Separados para o Diáconato...
Abraços Deus abençoe
Obrigado! Não deixe de ver os demais conteúdos do blog.
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