SÉRIE PENTECOSTAL: O papel do Espírito Santo na transformação do cristão

O papel do Espírito Santo na transformação pessoal é um dos temas mais centrais na Teologia Pentecostal.

A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo é o agente principal na regeneração e transformação do coração humano, capacitando o crente a viver uma vida em santidade a amor ao Senhor.

Podemos observar em João 3.5 no diálogo entre Jesus e Nicodemos a necessidade de uma nova vida, que só podemos receber através da Pessoa do Espírito Santo.

Isso implica uma transformação radical do crente, aí temos o arrependimento, ou do grego, a metanoia, onde temos nossa vida totalmente voltada para a vontade de Deus.

O Espírito Santo também é descrito como o selo da salvação, a marca do Senhor Jesus no crente, e é essa marca que nos conduz no caminho e na verdade, que é o próprio Cristo (João 14.6) e com isso temos a garantia da herança eterna em Cristo (Efésios 1.13-14).

Isso significa que a presença do Espírito Santo em nossas vidas é um sinal de que fomos salvos e estamos sendo transformados à imagem de Cristo pelo poder do próprio Cristo.

A Bíblia, nos ensina que o Espírito Santo nos capacita a viver uma vida de santidade e amor, muito disso recebemos através do fruto do Espírito (Gálatas 5.22-23). Essas são as marcas da vida transformadora pelo Espírito Santo que nos capacita amar a Deus e ao próximo de maneira sincera.

O papel do Espírito Santo em nossas vidas, nos dá a transformação necessária e fundamental para a vida cristã. É Ele quem nos regenera, mesmo que tenhamos uma luta diária espiritual somos renovados diariamente (2Coríntios 4.16).

Essa nova vida que recebemos em Cristo que vem do alto (conforme já visto em João 3.5) é necessária para termos o caráter de Cristo, tudo se faz novo (2Coríntios 5.17).

Que possamos então buscar uma vida cheia do Espírito Santo e sermos transformados à imagem e semelhança de Cristo (Colossenses 1.15).

Porque a observação na Palavra de Deus nos leva ao conhecimento de Cristo, como revelação especial, e o conhecimento sobre Jesus Cristo nos leva a necessidade pessoal de sermos semelhantes a Ele, e não somente em semelhança, mas como também querermos ser iguais a Ele o imitando em tudo o que pudermos (1Coríntios 11.1) da mesma forma que os primeiros discípulos ao levar o evangelho para Antioquia foram chamados.

Você crê?

Nos siga no instagram: https://www.instagram.com/matecteologia/



Comentários

Popular

Parábola do Prudente X Insensato

SÉRIE PENTECOSTAL: O papel da música na Adoração Pentecostal

SÉRIE PENTECOSTAL: A ética cristã na sociedade atual