Série Salmos: Salmos 1

         
Começarei à partir deste, uma série com comentários sobre os salmos no seu contexto histórico e cultural além, de claro, a síntese cristã dos Salmos e qual a sua narrativa messiânica extraída deles para nossas vidas onde, com Cristo, e podendo parafrasear o salmista em Salmos 119.11: "Que a Sua Palavra faça parte de mim para que o meu erro não venha crescer e florescer ao momento da colheita" .

Tentarei fazer a série na mesma ordem em que os Salmos encontram-se nas Escrituras Sagradas mas, desde já saliento que não é essa a ideia descritiva e sim que os comentários aliados à leitura da Palavra de Deus venham trazer um "arder" em seus corações assim como os discípulos que estavam no caminho de Emaús (Evangelho de Lucas 24.32).

Esse primeiro comentário também se baseará no Plano de Estudos "Pressão dos Colegas" do aplicativo 'mobile' YouVersion que traz estudos bíblicos excelentes além da própria Bíblia para leitura. Deste Plano de Estudos será usado as sugestões de versículos porém, os comentários são de minha própria autoria.




Salmo 1 (NVI)


v.1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
v.2  Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
v.3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
v.4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
v.5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
v.6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Assim como diz os comentaristas Schoekël e também o Voegels, ambos veêm os Salmos primeiro não como um hino, ou como uma ação de graças ou até mesmo súplica ou ato de confiança mas, eles são simplesmente a pura reflexão tranquila de conselhos desde aos mais jovens até os já mais velhos.

Há uma divisão ética nos versículos do Salmos 1 acima que pode ser como uma linhagem honrosa em detrimento de uma linhagem humana; onde essa linhagem honrosa estão os que respeitam A Deus; e os que estão de acordo com as leis do Senhor.

Temos uma antítese¹ visível em dois caminhos diferentes; nos faz lembrar a menção de Cristo sobre Ele próprio onde diz ser O caminho, A verdade e A Vida (Evangelho de João 14.6) e é então que devemos ter cuidado no que o salmista está querendo nos dizer. 

Se existem dois caminhos; dentro da dualidade encontrada nos escritos sapienciais² podemos afirmar que não temos aqui dois caminhos iguais, que nos levam ao mesmo lugar; assim cai por terra aquela máxima e muitas vezes utilizado como dito popular de que os fins justificam os meios mas, sim, nos mostra a distinção entre os dois caminhos onde de um lado temos aqueles que se mostram a seguir os conselhos do Sábio (1 Carta aos Coríntios 11.1) e o conselho daqueles que andam nas trevas.
          
"Filho meu, se os pecadores, com blandícias², te quiserem tentar, não consintas. Se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, traguem-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda a sorte de fazenda preciosa, encheremos nossa casa de despojos; lançará a tua sorte entre nós; teremos todos só uma bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé de suas veredas. Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue" (Provérbios 1.1-10)

O livro de provérbios, e, mais precisamente essa primeira parte incluindo a passagem em nosso destaque, vem nos apresentar a Sabedoria como um guia confiável para nossas vidas ao mesmo tempo que nos adverte sobre as más influências que teremos no decorrer de nossas vidas.

Sabendo que a sabedoria vem do alto (Carta de Tiago 3.17) e é entregue à nós pela presença do Espírito Santo afim de que fiquem em contato com todas as coisas que também vem do alto como descreve Tiago no versículo citado acima.

Sendo assim, a primeira instrução de provérbios; assim como a do Salmos 1, é fugir dos maus companheiros; esse é um aviso contra aqueles que atraem os jovens e os inexperientes com promessas de companhia fácil, poder e holofotes e enriquecimento fácil por meios ilícitos e/ou por meio de violência.        

"Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia" (Carta de Tiago 3.17)

Podemos ver aqui oito elementos e, dentre eles, o primeiro é pura, no qual trataremos nesse parte do assunto; porque essa pureza vinda do alto vem do Senhor que é Santo. Além do mais, sendo puro, não se mistura com as coisas más e se pode muito bem entender essa pureza como sinceridade onde se exclui toda inconstância, todo coração dividido e afasta de nós os olhos maus. Com o resultado dessa purificação a nossa natureza torna-se semelhante à natureza de Deus, através do Espírito Santo, o finito se assemelha ao que é infinito.

"Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento" (Eclesiastes 4.4)
         
O trabalho provém de Deus e é para nós como uma dádiva, pois Adão teve de trabalhar no jardim (Gênesis 2.15) e Jesus em Seu ministério na terra foi carpinteiro (Evangelho de Marcos 6.3). 

Porém, o afinco ao trabalho separado dos objetivos do coração pode trazer elementos egoístas ao mesmo, fazendo com que nosso trabalho vire uma competição apenas para demonstração a terceiros o quanto somos bons ou melhores do que os outros e no afastando assim da importância que nosso testemunho como servo e imitador de Cristo devemos ser.

"Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupsiciências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro"

A concupiscência da carne nos torna escravos do pecado. Foi através dela no Éden que Adão e Eva foram enganados pela serpente como podemos ver, através dos dois textos abaixo:

          * 1 Carta de João 2.16: "Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não é do Pai, mas do mundo";

          * Gênesis 3.6: "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer [concupiscência da carne] e agradável aos olhos [concupiscência dos olhos] e árvore para dar entendimento [soberba da vida]..."

"Porque nós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então a liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros com amor" (Carta aos Gálatas 5.13)

Pregar a liberdade cristã é também dizer sobre precaver contra a aplicação abusiva desta. A liberdade não é limitada de forma suprema, mas, essa é limitada pelo amor mútuo como nos foi ensinado (Evangelho de Mateus 7.12), ou seja, que nós tratemos aos que estão aso nosso redor da mesma forma que gostaríamos que fôssemos tratados, isto é, com o amor de Cristo e com isso seguindo os seus ensinamentos. 

Seguindo dessa forma nos afastamos todo o mal que está em nossa volta e ao invés de tentarem nos influenciar nós que acabamos influenciando as pessoas ao nosso redor.

Devemos tomar cuidado com o que é oferecido a nós e desconfiarmos daquilo que vem fácil. Até mesmo tomarmos cuidado com a falsa oratória religiosa, daqueles que vem com uma mensagem que "tudo pode" ou de que "tudo é perdoado" podem nos trazer consequências terríveis.

Como exemplo, cito Apolo, pregador eloquente e fervoroso que pregava Cristo, mas, não conhecia os caminhos de Deus sendo necessário haver um discipulado a ele por Priscila e Áquila (Atos dos Apóstolos 18.24-28).

"Portanto, não sejais seus companheiros, porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz,(porque o Fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as" (Carta aos Efésios 5.7-11)

É a hora do nosso contra-ataque.

O apóstolo Paulo faz uma afirmação um tanto apelativo, ele diz que nós éramos trevas, e não que estávamos nas trevas; porém, agora em Cristo, somos luz e oriundo da luz que é o próprio Cristo. Há então um contraste entre luz e trevas, onde há maldade e onde há bondade e justiça.

O Senhor Jesus Cristo nos falar sobre o brilho que nossa luz deve ter (Evangelho de Mateus 5.16), para que, assim, todos vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao Pai que estás nos céus. Sendo assim, devemos viver como "filhos da luz" o que significa que não devemos ter nada de mal a esconder de outras pessoas sim o bom testemunho e a manifestação de Cristo em nossas vidas.

"Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Carta aos Coríntios 15.33)

Por causa da ressurreição ao qual nós esperamos em Cristo, todas as nossas decisões até lá terão consequências. O nosso corpo como templo do Espírito Santo (Carta aos Romanos 8.26) deve ser mantido longe do pecado, e nisso, também pode´se dizer das conversas que nos podem levar ao pecado. 

Não somente as conversas sobre imoralidade, mas também da vida alheia e que venha denegrir a imagem de alguém. Nós cristãos devemos ter em nossas falas coisas maravilhosas sobre o nosso Senhor e que venha ajudar o próximo e glorificar Seu Santo Nome.

CONCLUSÃO

Devemos tomar cuidado com aqueles que dividimos nossos ideais, objetivos de vida e também sonhos assim como amizade. Os cristãos de hoje são bombardeados por várias informações anti cristãs; com a globalização e a internet cada vez mais grupos de pessoas sem fé, sem compromisso com Cristo vem crescendo e estes cada vez mais querem influenciar nossos filhos; nossos amigos; influenciar você! Devemos ter em mãos sempre as Escrituras Sagradas para sanar nossas dúvidas assim como seu líder espiritual seja no Ministério de Jovens, de Senhoras, de Senhores, Adolescentes ou Crianças e claro não podendo faltar seu Pastor, assim munido da Verdade, que é Cristo, e do Espírito Santo, que vem de Cristo, possamos não apenas tomar cuidado mas também alertar os demais para que as más companhias não nos tirem do caminho, da verdade e da vida.

GLOSSÁRIO

Antítese¹ : Palavra do grego que significa "oposto à criação" e consiste na exposição de ideias opostas;

Sapienciais²: Palavra que é relativo à sabedoria e que denomina uma classe de livros das Escrituras Sagradas que são os livros de Jó; Salmos; Provérbios, Cântico dos Cânticos e Eclesiastes.

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