Viver em Jesus Cristo é ser Nova Criatura


QUE DIREMOS, POIS, AS ESTAS COISAS? SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? (Romanos 8.31)

Hoje em nossos dias comunicamos aos quatro cantos da terra toda a nossa fé com jargões do tipo não sabem com quem está mexendo; sou filho (a) do Rei; Deus é mais em minha vida; Deus é justo; não mexa com a menina dos olhos do Senhor; ou até mesmo não toque no ungido de Deus. O que Paulo nos passa através do versículo introdutório é uma certeza absoluta em Deus no qual contribui-se para o bem daqueles que O amam (Romanos 8.28) e são conduzidos para uma vitória estabelecida pela nossa fé (1 João 5.4).

(...) PORQUE MAIOR É O QUE ESTÁ EM NÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO. (1 João 4.4b)

Continuemos falando com base na carta do Apóstolo João onde temos a afirmativa de que maior é o que está em nós do que o que está no mundo. O apóstolo aqui dá uma ênfase de que o Espírito de Deus que está nos crentes é infinitamente maior que os espíritos malignos que estão nos falsos profetas ou naqueles que eram (são) contra a evangelização do nome de Cristo. 

Então é aí que temos toda a problemática. É sabido que nós somos casa de Deus, templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16) e que somos  pedra viva edificados em Cristo que é a pedra fundamental (1 Pedro 2.5). Assim o segredo é nos aproximarmos d'Ele pois é onde emana todo o poder para uma vida nova. Então eu pergunto: o que está em você? 

Precisamos saber que é uma importância imensa ter o Espírito Santo em nossas vidas porque assim seremos sempre vencedores e nada pode ser contra nós, mas isso depende muito do que está, ou melhor dizendo, de quem está em nós. 

Existem dois tipos de batalhas, a batalha corpo a corpo, entre homens, e existe a batalha espiritual. Então quais dessas batalhas somos sempre vencedores? Em quais dessas batalhas Ele é Jeová Tsavot¹? Esse pequeno estudo tentará trazer uma proposição sobre o assunto.

PORQUE NÃO TEMOS QUE LUTAR CONTRA A CARNE E O SANGUE, MAS SIM, CONTRA OS PRINCIPADOS, CONTRA AS POTESTADES, CONTRA OS PRÍNCIPES DAS TREVAS DESTE SÉCULO, CONTRA AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE NOS LUGARES CELESTIAIS (Efésios 6.12)

Escrevendo aos crentes da igreja em Éfeso, o apóstolo Paulo passa a fórmula para vencer uma batalha espiritual. O inimigo é oportunista e numeroso, está em todo momento procurando uma brecha em nossas vidas para atacar, pois bem, para não deixarmos essa brecha precisamos de uma armadura, e não só dela, mas também todas as peças desta. Dentre essas peças temos duas em que quero frisa, o escudo da fé e a espada do Espírito. Mais uma vez é necessário ter o Espírito em nós para podermos ter alguma vitória. Vejamos exemplos de batalha corpo a corpo e batalha espiritual para entendermos melhor a situação.

E ACONTECEU NUMA TARDE DAVI SE LEVANTOU DO SEU LEITO, E ANDAVA PASSEANDO NO TERRAÇO DA CASA REAL, E VIU DO TERRAÇO UMA MULHER QUE SE ESTAVA LAVANDO, E ERA ESTA MULHER MUI FORMOSA À VISTA (2 Samuel 11.2)

Nessa passagem temos o Rei Davi em sua casa, em momento todo seu e de tranquilidade enquanto o seu exército está em guerra contra os Amonitas. Davi acorda já tarde, reflexo de sua vida tranquila e vai ter um passeio em sua sacada para ver como está o dia. Nesse passeio ele observa uma moça muito bonita tomando banho no qual isso lhe chama a atenção. 

Ora, Davi estava em um momento de conforto, em um momento em que já tinha vencido várias batalhas. Essa zona de conforto tirou tudo o que ele tinha do Espírito de Deus para ter nada mais do que ele e sua concupiscência. O apóstolo João já nos adverte sobre esse conforto e os problemas que pode nos causar por ser atributos do mundo (1 João 2.16). 

Se a concupiscência da carne e olhos, e ainda a soberba da vida é o que está em nós nesse momento, há uma grande possibilidade de a derrota ser certa. A zona de conforto é comum em várias áreas de nossas vidas, seja ela nos estudos; na área financeira; em nosso emprego e responsabilidades; ou muito bem em nossa vida espiritual, não importa em qual área, mas o momento confortável em alguma ocasião nos trará o desleixo. Assim estando em uma zona de conforto e desleixado poder nos trazer resultados catastróficos em qualquer dessas áreas. 

Porém o nosso foco é a área espiritual, e é o mais importante pois estar na zona de conforto nessa área pode abalar todas as outras em um efeito dominó. É nesse momento então que precisamos da Pessoa maior em nós para podermos combater que é contra nós.

ENTÃO DISSE DAVI A SAUL: TEU SERVO APASCENTAVA AS OVELHAS DE SEU PAI, QUANDO VINHA UM LEÃO E UM URSO, E TOMAVA UMA OVELHA DO REBANHO, EU SAÍA APÓS ELE E O FERIA, E LIVRAVA- DA SUA BOCA, E, QUANDO ELE SE LEVANTA CONTRA MIM, LANÇAVA-LHE MÃO DA BARBA E O FERIA E O MATAVA (1 Samuel 17.34-35)

Na batalha corpo a corpo (como estamos descrevendo uma guerra, luta ou combate) é um momento crítico, vamos citar Davi em alguns desses momentos onde também precisou de algo sobrenatural para vencer. Na passagem supracitada acima, Davi ao se dispor para lutar contra Golias precisa se justifica ao Rei Saul e narra um fato que aconteceu com ele enquanto apascentava as ovelhas da família (1 Samuel 17.34-35). 

Note que toda a estrutura começa com uma ordem de seu pai (1 Samuel 17.17-18) no qual obedeceu e com diligência (1 Samuel 17.20) e com isso mostrou ao Rei que conseguiria derrotar o gigante por causa de quem estava em si ao vencer esses dois combates: O Senhor dos Exércitos (1 Samuel 17.37) Também ao Senhor, Davi deu o crédito da futura vitória contra Golias.

E DAVI PÔS A MÃO NO ALFORJE, E TOMOU DALI UMA PEDRA E COM A FUNDA LHE ATIROU, E O FERIU O FILISTEU NA TESTA, E A PEDRA SE LHE ENCRAVOU NA TESTA, E CAIU SOBRE O SEU ROSTO EM TERRA. ASSIM DAVI PREVALECEU CONTRA O FILISTEU, COM UMA FUNDA E COM UMA PEDRA, E FERIU O FILISTEU, E O MATOU, SEM QUE DAVI TIVESSE UMA ESPADA NA MÃO (1 Samuel 14.49-51)

O filisteu e gigante Golias despreza totalmente a Israel em suas palavras (1 Samuel 17.1-10) deixando todos amedrontados. Como já vimos no tópico acima Davi se sujeitou a lutar contra ele e começou a se armar, ora, a armadura que deram para Davi era muito grande e pesada no qual ele mesmo a recusou (1 Samuel 17.39). 

Davi então pega seu cajado, cinco pedras, seu alforje e sua funda (1 Samuel 17.40) além da predição de que venceria pois o Senhor estava com ele. Vestido de sua armadura e com suas peças essenciais Davi vai à luta e agora é ele que despreza Golias (1 Samuel 17.37). 

O gigante vê Davi se aproximando e o despreza, além do mais, vê nele apenas um cajado como armamento não observando a funda, que, ironicamente é esta arma que em um tiro certeiro o derrubou para após mata-lo com sua própria espada. Como já tinha predito, o Senhor dos Exércitos estava com ele, ou melhor dizendo, o Senhor dos exércitos estava nele.

E DAVI CONSULTOU AO SENHOR, O QUAL DISSE: NÃO SUBIRÁS, MAS RODEIA POR DETRÁS DELES, E VIRÁS A ELES POR DEFRONTE DAS AMOREIRAS. E HÁ DE QUE SER QUE, OUVINDO TU UM ESTRONDO DE MARCHA PELAS COPAS DAS AMOREIRAS, ENTÃO TE APRESSARÁS; PORQUE O SENHOR SAIU ENTÃO DIANTE DE TI, A FERIR O ARRAIAL DOS FILISTEUS. E FEZ DAVI ASSIM COMO O SENHOR LHE TINHA ORDENADO; E FERIU OS FILISTEUS DESDE GEBA ATÉ CHEGAR A GEZER (2 Samuel 5.23-25)

Os filisteus recebem a informação de que Davi tinha unificado o reino, o que incomoda a eles essa ascensão por conhece-lo em um relacionamento de longo período (1 Samuel 27.1) o terem como um vassalo (1 Samuel 27.5-6) sobem à sua procura. Porém Davi, agora rei, de tantas batalhas vencidas já é experiente o suficiente para consultar quem verdadeiramente pode lhe dar a vitória: o Senhor. 

O termo consultar pode-se muito bem ser alterado para orar; conversar, dialogar com Deus no qual responde a Davi que entregaria os filisteus em suas mãos. Uma segunda vez os filisteus sobem para a batalha e Davi mais uma vez consulta ao Senhor que lhe dá uma estratégia de batalha e mais uma vez sai vencedor. Davi sabe o caminho da vitória, e esse é ter Deus consigo, seja dentro de si ou ao seu lado, Davi sempre consultava e/ou recebia A Deus e O obedecia.

Jeová Tsavot¹: Transliteração do nome Yahweh Sabaoth. Esse é um verdadeiro nome divino e significa O Senhor dos Exércitos (1 Samuel 1.3; 1 Samuel 17.45; Salmos 24.10; Salmos 46.7,11)

CONCLUSÃO

Em todos os momentos que Davi confiou em Deus ele saiu vitorioso. Mas no momento em que esqueceu de consulta-lo ou te-lo consigo e ficou na zona de conforto começou-se o seu declínio. Meus amados, não devemos nós também estarmos nessa zona de conforto achando que nós não seremos atingidos pois seremos sim. Se formos dependentes da graça de Deus e busca-lo a todo o momento podemos ter um declínio como Davi. Cristo antes de ser preso para ser crucificado em um determinado momento parou com os seus discípulos e pediram para que todos orassem assim como Ele também iria orar. E o motivo? Para que não caíssem em tentação (Evangelho de Lucas 22.40). Jesus ao voltar e viu todos dormindo (Evangelho de Lucas 22.45) e mais uma vez Ele deu a ordem para que orassem, e assim vencessem as tentações (Evangelho de Lucas 22.46). Assim também te que ser conosco, não podemos vacilar achando que já conquistamos algo por termos um cargo, sermos o cantor oficial do culto, por ser músico, ministro entre outros. Somos todos dependentes de Cristo e devemos busca-lo para que a tentação não venha nos vencer.

Se Deus é por nós quem será contra nós? Sim, através de nossa fé é um fato, porém parafraseando o apóstolo Paulo: "Se temos Deus dentro de nós então podemos vencer as tentações que são contra nós."


Comentários

Popular

Parábola do Prudente X Insensato

SÉRIE PENTECOSTAL: O papel da música na Adoração Pentecostal

SÉRIE PENTECOSTAL: A ética cristã na sociedade atual