As bem-aventuranças (Parte II)
O Sermão do Monte, também chamado de Os Estatutos do Reino foi o primeiro de alguns ensinos aos quais Jesus Cristo propagou em Seu ministério. Aqui há uma reunião entre o Mestre e seus discípulos, todavia, é bom esclarecer que discípulos nesse momento do ministério de Cristo não condiz apenas com seus apóstolos, mas sim, deve ser entendido como todos os seguidores de Jesus Cristo.
O Sermão do Monte, traz uma de uma maneira sutil, um estilo de vida que o Rei Jesus quer que seus súditos (discípulos) vivam, já que no início do Sermão do Monte o discipulado de Jesus com a multidão já é algo real.
Assim, começam-se todas essas instruções com as Bem-Aventuranças, onde bem-aventurado é alguém feliz com uma felicidade transcendental ao que participamos nessa vida terrena. Essa felicidade vem do alto; vem de um reino não humano, de um rei não humano; mas de um reino sobrenatural onde o Seu Rei é divido: Jesus Cristo!
Você e eu temos experimentado essa felicidade? Sim! Não? Após esses estudos das bem-aventuranças nós poderemos responder às essas questões de forma honesta e convicta, e se, de antemão, a resposta for não, temos a chance de através do Espírito Santo conhecer essa bem-aventurança nos ensinada pelo Rei da glória (Salmos 24.10).
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados (MATEUS 5.4)
O choro ou pranto (choro em excesso) é um efeito fisiológico de homens e mulheres, sendo adultos ou crianças, quando estão em um estado emocional alterado como nos casos de medo; tristeza; depressão; dor; saudade; alegria exagerada; raiva; aflição; contente; feliz, entre outros.
Esse texto de Mateus é idêntico à também bem aventuranças de Evangelho de Lucas 6.21b que diz:
"Bem aventurados vós, que agora chorais, pois haveis de rir (...)"
Jesus inicia aqui um sermão tanto para a multidão quanto para seus discípulos. Ora, tanto os ouvintes da Palavra quanto os já iniciados precisavam (e precisam) desaprender aquilo que foi ensinado apenas para uma vida tranquila e abençoada para aprender a servir de uma forma mais eficaz que resulta não no obter e sim no ser.
Cometemos o erro de nós crentes acharmos que uma vida abençoada resulta da abundância de bens; de cargos elevados na empresa ou na igreja que se congrega, ou até mesmo na disseminação de dons na igreja seja na música ou no trato com a Palavra de Deus e isso pode trazer muitas angústias e decepções para diversos tipos de pessoas.
Há ainda o problema inserido no indivíduo, na vida pessoal de cada crente, trazendo assim momentos desagradáveis e até de constrangimentos. Momentos esses que resultam em dias turbulentos e nebulosos.
Jesus não ensina que a pobreza; a fome, a perseguição e as lágrimas são algo que devemos buscar ou são bençãos de uma forma diferente. Não! Se fosse assim Ele mesmo não diria tantas coisas para aliviar o sofrimento de outros.
Aqui a relação principal é sobre a condição do nosso coração; do nosso interior; resulta na fé em Cristo para que n'Ele possamos suportar todas e quaisquer situações (Filipenses 4.13 NTLH).
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã"
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã; vem logo no começo do dia. O choro é a forma do homem (e mulher) expressar os seus sentimentos, assim como a alma é a responsável por essa mesma expressão, porém, proveniente de nosso espírito.
O Salmos faz uma atribuição da noite como um tempo de pranto, o amanhecer já como dia de gozo; alegria; solenidade; felicidade, recomeço e isso porque primeiro quando pecamos nos afastamos de Cristo que é a Luz em nossas vidas através da graça porém, quando há arrependimento e reconciliação essa mesma Luz retorna para nossas vidas e assim choramos e deleitamos nossos pecados ao Sol da Justiça para termos a certeza de que veremos o Senhor nosso Deus da forma que Ele é.
Seremos consolados por Cristo, que, através do Seu Espírito, nos consolará em todo o momento (João 14.16):
"Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre"
Estaremos chorando e clamando A Cristo, enquanto através do Espírito Santo, Ele o Senhor, estará sempre pronto a nos consolar.
O profeta Isaías nos descreve sobre o ano aceitável do Senhor, é o ano em que o Espírito de Deus estará sobre o Messias para curar os quebrantados¹ de coração (Isaías 61.1-2):
"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram"
Profecia esta cumprida no Evangelho de Lucas 4.18-21:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos n'Ele, passou a Jesus a dizer-lhes: Hoje, cumpriu-se a Escritura que acabais de ouvir"
Portanto, aos que choram, vós serão consolados pelo Espírito do Senhor, essa palavra é profética e também nos faz alusão à nossa salvação conquistada em Cristo, pois Ele veio para nos libertar desse mundo; quebrantar nossos corações e dar-nos vida eterna!
CONCLUSÃO
Muitas dificuldades podem ser encontradas em nossas vidas. Da mesma forma, essas dificuldades podem vir de todos os lados, seja na área profissional; em sua família; ambiente de estudo, e pasmem! Até mesmo na igreja ou em suas reuniões. O nosso objetivo sempre será o Evangelho, e o Evangelho de Cristo, qualquer outro que pregado por aí que seja anátema! Nós cristãos temos que aprender em Cristo através do Espírito Santo a convivermos com a noite por mais que ela seja escura e ao mesmo tempo pregar a chegada da manhã que há por vir à todos que pudermos. E não se preocupem com o que há de vir, porque, Ele já tem nos preparado o melhor.
"E, eis que cedo venho, o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" Apocalipse 22.12
Muito bom Vini...bem explicado e compreensível. Deus abençoe!!!
ResponderExcluirObrigado! Não deixe de ver os demais conteúdos do Blog.
ResponderExcluirBênção de Deus muito bom
ResponderExcluirDeus o abençoe grandemente
Obrigado! Não deixe de ver os demais conteúdos do Blog.
Excluir